Quem somos

Minha foto
Somos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA / SOBRAL-CE.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Xadrez: Criado, Jogado e Modificado.


Com tantos estudos históricos, sociológicos e psicomotores, hoje, ainda existe a incógnita sobre sua origem. Foram encontrados relatos de um jogo INDU, que semelha-se com o XADREZ, com modificações simbólicas nas peças.

Anos atrás, enquanto jogava uma partida amistosa com o Emir da Transjordânia, verifiquei estar ele acostumado a fazer o roque de maneira distinta da nossa; e há pouco tempo Mir Sultan Khan, o principal enxadrista da Grã-Bretanha, embora nativo da Índia, me informou ter aprendido a jogar xadrez sob regras bastante diferentes: o roque era totalmente distinto do nosso e os peões só podiam alcançar uma casa de cada vez, enquanto em nosso xadrez os peões podem adiantar-se duas casa no primeiro lance. Sem dúvida, noutros lugares, outras diferenças existiram, mas a influência européia prevaleceu e finalmente, pode-se afirmar, o xadrez tornou-se passatempo universal sob as mesmas regras em toda parte.
(fonte:geocities.yahoo.com.br)
Com o passar das civilizações e de seus costumes, o jogo hoje no ocidente absorve a religiosidade católica, sinalizada pela presença da cruz da coroa e do clero, o BISPO.


Nenhum comentário: